Nesta quinta-feira, 02, os estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tiveram uma aula diferente: em vez da sala de aula habitual, eles visitaram o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Cinquenta e sete alunos do terceiro período do curso de Administração exploraram as instalações do tribunal, incluindo a Escola de Contas Públicas (ECP), o Ministério Público de Contas (MPC) e o Departamento de Auditoria em Educação (DEAE).
A jornada educativa começou com uma palestra da auditora Holga Nairo, da ECP, que compartilhou sua experiência profissional e formação acadêmica em Administração pela UEA. Holga destacou a missão do TCE em defender o erário público e servir à sociedade.
“Compartilhar com os estudantes meus conhecimentos e trajetória profissional foi gratificante. Desta forma, além deles conhecerem um pouco mais do que o TCE faz, eles também aprendem sobre a nossa missão, que é a de defender o erário público”, salientou Holga.
Na Procuradoria Geral de Contas, Kleilson Mota, chefe da Assessoria Jurídica da Procuradoria-Geral, enfatizou a interligação entre as atividades do MPC e do TCE, enquanto na DEAE, a diretora Adrianne Freire ressaltou a importância das auditorias na educação. Ela também frisou que a ação da conselheira e presidente do TCE, Yara Amazônia Lins, no empoderamento das mulheres em posição de destaque no TCE, evidencia uma gestão que valoriza as lideranças, tendo nela um símbolo como a única mulher conselheira e duas vezes presidente do tribunal de contas.
Ao comentar sobre a visita, Fernanda Júlia, uma das estudantes, destacou a relevância do momento para compreender as funções do TCE na fiscalização do dinheiro público.
A visita foi viabilizada pelo professor de Administração da UEA, Ranniéry Mazzilly, proporcionando uma oportunidade para os estudantes explorarem o papel e a missão do TCE.
Texto: Antônio Ximenes
Foto: Ana Cláudia Jatahy/ ECP